Todo cervejeiro caseiro sabe que a fase mais complicada quando estamos fazendo cerveja é a questão do resfriamento do mosto.
Por regra, o quanto antes conseguirmos resfriar o mosto, menos changes teremos de oxidar ou mesmo contaminar a cerveja (sem contar que os lupulos continuam liberando oléos essenciais nesse processo, o que pode contribuir ou comprometer a sua receita projetada).
Existem alguns métodos de resfriamento usados pelos cervejeiros caseiros :
1) Chiller de Imersão
2) Chiller de contra-fluxo
3) Chiller de Placas
4) Existe o processo conhecido como “No Chill”, porém, deixaremos para explorar esse assunto polêmico em um outro momento.
Hoje, conversaremos um pouco sobre as vantagens e desvantagens de se usar o “Chiller de Placas”.
Seu funcionamento se baseia na troca de temperaturas entre placas, onde por um determinado caminho teremos o mosto quente circulando e pelo outro a água fria da rua. Temos chiller de placas em diversos tamanhos e com certeza você encontrará um ideal para a sua litragem.
Como usar o chiller de placas costuma ser uma dúvida recorrente de todos aqueles que se interessam em adquirir o produto, visto que não é um item barato e muitas vezes a falta de conhecimento quanto aos cuidados com sanitização acaba frustando quem o adquiri. Eu particulamente aprendi que quando finalizamos o resfriamento do mosto utilizando o chiller de placas devemos sempre:
1) Passar água corrente por ele para que todas as partículas maiores sejam removidas;
2) Passar uma solução ácida (soda caustica), porém aqui devemos sempre ter cuidado com o manuseio visto é um produto que pode vir a causar ferimentos graves se usado de forma incorreta. Aconselho sempre observar a quantidade certa por litragem a ser usada e sempre manusear com luvas.Colocar o ácido dentro da panela, colocar a quantidade equivalente de água e depois colocar ela para ferver. Passe novamente pelo chiller de placas (ligue a mangueira na panela e a outra ponta na indicação “WORT IN” de seu chiller. A saída do mosto “WORT OUT” conecte uma mangueira e deixe cair dentro de um balde) “NUNCA coloque a soda caústica em água fervendo”!
3) Passar uma solução alcalina (a base de ácido paracético) da mesma forma usada com a solução de soda caustica, aquecendo a água, deixando o ácido paracético agir ( precisa em média de 15 minutos para ele estar pronto para agir) e repetir o processo anterior passando pelo chiller.
Como observamos, a principal desvantagem do uso do chiller de placas está no cuidado que precisamos ter quanto a sua sanitização.O Processo acima é longo, demorado, mas já usado por cervejeiros experientes.
A vantagem de se usar o Chiller de placas é conseguir baixar a sua temperatura de 80 Graus Celsius (temperatura que o mosto costuma estar após o Whirpool ) para 20 ou 25 graus Celsius (de acordo com o fluxo do mosto , fluxo e temperatura da água da rua). É extremamente eficiente quando bem utilizado. Eu particularmente recomendo seu uso.